Fratura Vertebral
A mais precoce das fraturas que ocorre na Osteoporose é a fratura vertebral. Parte das fraturas vertebrais é assintomática, sendo descobertas quando de consultas de rotina para a investigação de Dorsalgias ou Lombalgias de mulheres idosas. Somente com uma anamnese dirigida quando em consulta médica, é que estas mulheres se dão conta real da sua perda de altura e da nova posição arcada, adquirida através dos anos e que, para elas, é um sinal normal do envelhecimento.
Fraturas provenientes de macro traumas, quedas, esforços físicos importantes de carga, dão uma sintomatologia aguda devido à quebra do grande número de trabéculas ósseas que, desencadeiam uma sintomatologia dolorosa de grande monta.
Fratura de Vértebra
Em consultas médicas de rotina são apontados sintomas como: dor à respiração, ao levantar os braços, ao tossir, ao sentar e deitar, enfim, as necessidades básicas do dia a dia.
Uma vez instalada a primeira fratura vertebral, a chance de uma nova fratura aumenta em exponencial devido à modificação das linhas de carga nas vértebras situadas abaixo da fraturada. A tentativa de manutenção do eixo da coluna mais próximo do normal é uma medida de valia.
Recentemente a introdução dos cimentos vertebrais e da técnica de insuflação de balão intra vertebral, tem sido utilizada como uma tentativa de estabilização e prevenção de novas fraturas.
Pergunte ao seu médico qual a maneira ideal que ele recomenda no seu caso. Procure sempre um especialista.
Dr. Antonio Carlos Novaes (Reumatologista)
Assistente Estrangeiro da Fac. de Med. de Paris