Dicas para o dia a dia
-
Ao acordar, mesmo que seja durante a noite para ir ao banheiro, procure evitar levantar-se rápido. Existe um certo espaço de tempo para o nosso organismo habituar-se na nova posição.
-
Evite deixar chinelos soltos ao redor da cama ou tapetes que escorreguem. A grande parte das quedas costumam ocorrer no período da madrugada.
-
Tenha algum sistema de iluminação dentro do quarto para orientar o caminho, ao se levantar a noite (lanterna , iluminador de tomada ou mesmo um abajour, são de grande utilidade).
- Evite a utilização de chinelos que escapem dos pés, eles podem fazer com que você tropece. Procure utilizar sapatos confortáveis ou chinelos com solado anti derrapante.
-
Não deixe fios de telefone caídos e expostos em locais de passagem. Telefones sem fio são uma opção segura e confortável.
- Procure amarrar os sapatos, bem como vestir as meias e a roupa íntima na posição sentada. O apoio em somente uma das pernas propicia o desequilíbrio.
-
Evite o uso de sapatos de salto alto. Eles projetam o corpo para frente.
- Tenha um banco de plástico dentro do Box bem como tapetes anti derrapantes, para um banho confortável e seguro. O sabonete e a espuma aumentam os riscos de queda.
-
Caso seja possível, instale barras de apoio dentro do Box bem como ao lado e à frente da Bacia.
-
Ao pegar objetos em armários, procure sempre utilizar-se de uma escada segura e com um número de degraus conveniente. Subir em cadeiras é motivo de muitas das quedas em casa.
-
Não ande em locais pouco iluminados e/ou com o piso escorregadio.
- Procure utilizar-se de lentes corretivas, quando necessário. A acomodação visual com o passar dos anos é cada vez mais difícil.
-
Caso se sinta mais seguro, utilize-se de uma bengala para caminhar. Além de ser bastante chique ajuda no equilíbrio.
- Ao utilizar-se de ônibus ou qualquer outro transporte coletivo, não se esqueça que existem locais preferenciais para os idosos. Em último caso, procure segurar-se ou apoiar-se nos locais mais seguros.
- Se não se sentir segura para atravessar ruas ou executar qualquer outra tarefa, não se acanhe em pedir ajuda.
- Caso você more sozinha(o), procure ter algum(a) amigo(a) ou um parente para se comunicar durante o dia. Um simples olá tudo bem! Pela manhã e a; tarde, permite um socorro mais rápido, se necessário.
- Tenha memorizado no seu telefone números para emergência nas teclas correspondentes.
- Evite carregar pesos. Os tecidos ósseo, muscular e articular se fragilizam com o passar dos anos.
- Procure fazer uma atividade física regular, ela aumenta a massa muscular e melhora o equilíbrio.
Procure viver de uma maneira saudável e segura. Desfrute a vida.
Dr. Antonio Carlos Novaes (Reumatologista)
Assistente Estrangeiro da Fac. de Med. de Paris